quarta-feira, 6 de abril de 2011

Festas em geral! Largue o stress, mas não perca o físico...

Olha só: todo mundo faz o projeto verão seguido do projeto carnaval, seguido do projeto micareta e alguns fazem o projeto parada de junho na av paulista. Depois destes frissons do inicio do ano vem o projeto caverna de inverno para chegar no começo do verao arrebentando a camiseta antes dos caras que nessa altura ainda vao começar a treinar, daí se emenda o projeto verao de novo e a vida segue em ciclos...



Para todos, o carnaval é algo mítico independente da cor, do credo, da cor da pele ou da afinidade sexual. qual é a pergunta de todos eles nos fazem nas semanas que antecedem esta festa pagã tão esperada nesse nosso país?

"Poxa, treinamos este periodo inteiro e agora eu estou indo para o carnaval com o cagaço de perder tudo que eu fiz, o que fazer?"

Longe de mim pretender julgar os motivos de cada um - ninguem é melhor que ninguem - e faço questao de tentar ajudar a todos para que todos atinjam o patamar que desejam com tranquilidade.

Mas em ordem de saber o que precisa ser feito, primeiro vamos ver o que ferra:

- alcool: este é o top list. encher a cara é defecar na hiperinsulinemia (em outras palavras: cagar no doce literalmente) porque uma vez sua insulina alta, ela ocupa os receptores de somatomedina-C, jogando seu desenvolvimento muscular pelo ralo. Cerveja é o pior capeta porque alem do alcool, ainda tem uma bela quantidade de carboidratos o que irá acelerar o processo. Alem disso, ainda, tem o efeito desidratante do alcool, e musculo desidratado desfaz que nem escultura de açucar em chuva de verão...



- periodo de jejum prolongado: sabia que musculo é matriz energética? entao, lembra disso e descobre mais uma razao para o processo "estátua de açucar" acontecer na sua musculatura.

- refeicoes de qualidade irregular: voce até pode ingerir calorias necessarias, mas com certeza quantidades proteicas, não. Daí sua insulina agradece, seu corpo amolece fazendo recrutamento mesentérico e deixando sua massa muscular mais sofridinha.



- restriçao de sono ou piora na qualidade dele: ninguem vai para o carnaval para dormir, né? entao, a baixa quantidade e a pouca qualidade de sono vao destroçar a sua hipofise e o seu GH vai virar um GH de franguinho cocó piupiu. Alem disso, provavelmente as 9h da matina, no pico de liberacao de cortisol, voce nao terá feito nenhuma refeiçao porque estará dormitando babando em algum lugar, ótima oportunidade para alavancar seu metabolismo de stress e fazr gliconeogenese muscular às tampas, transformando tooooooodo o resto de musculinho que sobrou em substrato para fazer cabelo, unha, pele e enzima digestiva e etecétera... mais um pouquinho de energia, né? afinal, é mais facil desmontar musculo do que quimar gordura...

Chega senao ninguem mas vai pra lambança e para muita gente esse negocio de treinar vai perder o sentido...

Entao seguinte, valioso em povo:

1. Leve uma mochila, e na mochila coloque:

3 a 4 coqueteleiras pequenas com aprox 50g de Mix proteíco (estilo 100% Whey) - evite whey isolado puro. nessa situaçao combine com alguma proteína de longa absorçao como caseína ou até albumina. tome a cada 3 ou 4 horas.



3 a 4 barrinhas de meal replacer, estilo Cream Crunch - com gordura, proteína e pouco carboidrato. coma no intervalo dos shakes ou no caso de substituir um deles.

Água seu cabra - água... nao esqueça da água. hipertermia acontece por desidratacao e se voce está recheado de musculos pode ter uma crise com maior facilidade.

Eventualidades:

Drogas de abuso tambem sao o cão: derivados de anfetaminas ou qualquer outro tipo de estimulante servem para acelerar os processos de degeneracao apostados acima, portanto saiba que o seu uso irão duplicar o estrago.



Dito tudo isso, façam as escolhas que lhes parecerem racionais, curtam o carnaval sem culpa por poder prever o que irá acontecer depois. A vida e assim pessoal, buscar a felicidade é saber determinar a extensão e a utilidade real das privações que nos impomos de forma a termos resultados com mais conforto e menos recalques residuais.

Outra, nao julguem os motivos dos outros e tambem nao sejam duros demais com voces mesmos. Metas sao boas quando sao reais e estas só sao reais quando estao baseadas na sua história de vida, rotina, possibilidades e desejo frente a um objetivo - que aliás tem de ser seu, nunca de outra pessoa. A vida é curta demais para vivermos em função das espectativas dos outros e longa demais para convivermos com o resultado de viver buscando cada uma delas.



Força e determinação, abraço!

Um comentário: