quarta-feira, 2 de março de 2011

Será hoje o dia do lançamento do iPad2 da Apple?

Numa altura em que os concorrentes aumentam, para ultrapassar a Apple com o seu primeiro "tablet", a cotada fundada por Steve Jobs deverá apresentar hoje o seu segundo produto do segmento.
Hoje é o dia D da Apple. Ou, pelo menos, é isso que espera grande parte dos analistas com o lançamento do iPad2. Mas, na verdade, hoje pode muito bem ser apenas o dia B ou o dia C. A tecnológica só informou que iria hoje fazer um anúncio, nunca disse que iria anunciar o iPad2.

Mas, com ou sem iPad2, o dia é decisivo. A imagem da empresa, que é inevitavelmenteSteve Jobs, já não dá a cara pela empresa como CEO. Este cargo é agora ocupado por Tim Cook, depois da licença médica do primeiro.

Uma das grandes expectativas é se a conferência será com ou sem a presença de Jobs. E, apesar de ele ainda estar presente nas decisões estratégicas da companhia, a discussão passa agora pelo seu sucessor.

E, enquanto o conselho de administração se recusa a anunciá-lo, os investidores vão olhando para os aparelhos desenvolvidos pela empresa. Investidores que esperam que o novo anúncio mostre melhorias face ao iPad: o iPad2 deverá ser menos volumoso e poderá ter uma câmara frontal, que irá permitir a realização de videoconferências; deverá ser mais rápido; há quem espere também uma versão do iPad mais pequena, já que os “tablets” concorrentes são de menores dimensões, escreve o “Cinco Días”.


"Há tantos concorrentes ao iPad como os 101 dálmatas"
 


A “CNN Money” refere que, apesar da intensa desconfiança sobre a necessidade de um mercado de “tablets” antes do lançamento do aparelho, há agora muitos concorrentes, "tantos como os dálmatas" do filme da Disney. Ou seja, os concorrentes lutam para conseguirem alcançar a Apple. A Apple luta para que os concorrentes não a alcancem.

“Todos estão a preparar o primeiro lançamento. Ela está a preparar o segundo”, resume Carl Howe, director de uma empresa de consultoria, citado pela Bloomberg. A Motorola, com o seu Xoom, diz que as vendas começaram “relativamente bem”. A Samsung informou ter confeccionado 2 milhões de aparelhos Galaxy. Além delas, também a Research in Motion, fabricante do BlackBerry, afirmou ter planos para introduzir o seu “tablet” PlayBook.

No ano passado, a “maçã” de Sillicon Valley vendeu o equivalente a 9,6 mil milhões de dólares (6,9 mil milhões de euros) em iPads, controlando 90% do mercado de “tablets”. Aliás, Ashok Kumar, analista da Rodam & Renshaw, consultado pela Bloomberg, diz que, mesmo com novos concorrentes, a Apple deverá continuar com dois terços do segmento. “O iPad é o mercado dos ‘tablets’ e o mercado dos ‘tablets’ é o iPad”, salientou.

Com ou sem concorrência, às 18 horas portuguesas, deverá acontecer a conferência da Apple. Seja com a apresentação do iPad2 ou com qualquer outro anúncio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário